O que é heráldica?

Heráldica é a arte de formar e descrever Brasões de Armas ou escudos (também designada Armaria, Parassematografia ou Arte do Brasão).

O nome é proveniente do inglês "heralds", que eram os homens encarregados pelos reis para desenhar os brasões.

As origens da heráldica remontam aos tempos em que era imperativo distinguir os participantes das batalhas e dos torneios, assim como descrever os serviços por eles prestados e que eram pintados nos seus escudos.

Os símbolos pessoais e familiares são antiqüissimos. Quando eles foram utilizados dentro dos escudos de combate, nasceu a heráldica.

Como arte, teve seu princípio por volta do século XII. Arte que nasceu para atender a nobres e cavaleiros, expandiu-se com o surgimento dos reinos e cidades, onde cidadãos importantes recebiam a sua cota de armas.

Esta arte esteve ativa até o final do Século XVIII, quando a febre política da República, um movimento novo que tomava conta do mundo desde a Queda da Bastilha na França, extingüiu, por vezes a fio de espadas, o Ofício de Brasonaria.

Muitos Mestres D'Armas foram assassinados. Famílias inteiras eram banidas por continuarem ostentando seus Brasões nas soleiras de suas casas e Armoriais, livros que continham os Registros Brasonários desde o século XII, foram queimados em praça pública, tudo isso porque os republicanos temiam que através desses simbolos o povo continuasse ligado à Monarquia ou até mesmo, reinvidicasse a sua volta. Sob a constante ameaça das lâminas republicanas foi fácil impedir que isso acontecesse. Alguns clãs, no entanto, conseguiram fazer com que a Tradição da Brasonária ficasse viva até os dias de hoje. Ocultaram os Armoriais em seus porões, alguns foram embalados em baús de madeira tratada, ou delouças e enterrados emsuas Quintas. Outros, na clandestinidade, conseguiram passar de Mestre para Discípulo e de pai para Filho a Arte da Heráldica.

Please publish modules in offcanvas position.